Inicial Imóveis para Venda Imóveis para Locação Contato Quem Sou Venda seu Imóvel Pesquisa Completa Financiamento Notícias Parceiros Links Úteis Correspondente Bancário ATENDIMENTO ONLINE CADASTRO MINHA CASA MINHA VIDA DICAS DE DECORAÇÃO QUAL IMÓVEL VOCÊ PROCURA?
 (11) 965368911 oi Whatsapp  Via de Pedestre Antonio Jose de Oliveira Neto

Tradução  

Notícias

SEU IPTU PODE TER AUMENTO DE ATÉ 204% ATÉ 2016

26/10/2013 - AUMENTO DE IPOSTO IPTU

SÃO PAULO – Cerca de 1,39 milhão de imóveis em São Paulo, ou 45% do total, podem ter novos aumentos do IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano) nos anos de 2015 e 2016. A informação é de matéria publicada no jornal Folha de S.Paulo.

De acordo com a publicação, os novos reajustes devem ocorrer pelo fato de que muitos imóveis tiveram, desde 2009, valorização maior do que os limites impostos no projeto que trata do assunto, de 30% para as propriedades residenciais e de 45% para as comerciais. Dessa forma, eles seriam cobrados pela diferença nos anos seguintes.

Audiência Pública
Alguns vereadores estudam alternativas para diminuir o peso do IPTU para os moradores da cidade de São Paulo. Uma delas seria diminuir os reajustes máximos para imóveis comerciais e residenciais, de 45% para 35%, no primeiro caso, e de 30% para 20%, no segundo.

45% do total de imóveis podem ter novos aumentos do IPTU (Getty Images)
45% do total de imóveis podem ter novos aumentos do IPTU (Getty Images)

Em audiência pública realizada nesta quarta-feira (23), o secretário de Finanças do município, Marcos Cruz, defendeu a proposta do Executivo de reajuste do IPTU. Segundo ele, conforme publicado pelo Portal da Câmara, a metodologia utilizada é a mesma aplicada em 2009 e o índice de aumento, de 24%, também seria o mesmo. “É um fato que a valorização imobiliária é muito maior entre 2009 e 2013 do que naquela época, mas mesmo assim mantivemos a variação”, observou.

O ex-vereador Odilon Guedes também manifestou-se favorável ao projeto, mas disse ser preciso garantir algumas contrapartidas. “São justamente os impostos diretos que têm que aumentar (...) Não dá para aumentar o IPTU e não abrir planilhas de custo das empresas de ônibus ou divulgar o preço do metro quadrado de cada obra”, disse.

Já a integrante do movimento Defenda São Paulo, Lucila Lacreta, criticou o grande número de isenções. “Vemos distorções, como imóveis isentos na Rua Oscar Freire. Em outras cidades, como Salvador, cobram IPTU de todos, por que aqui uma parcela pequena tem que ser onerada para todo custo da cidade?”

Empresários
A Fecomercio-SP, junto com outras entidades do setor, enviou, na última terça-feira (22), um ofício ao prefeito da cidade de São Paulo, Fernando Haddad, e ao presidente da Câmara, José Américo, contra o Projeto de Lei que dispõe sobre alterações no IPTU.

Para a Federação, se a proposta for aprovada, o valor do IPTU poderá criar um desequilíbrio na relação fisco-contribuinte, além de afetar diretamente grande parcela dos moradores. A Fecomércio-SP adverte ainda que o reajuste acumulado para os próximos três anos pode chegar a 116% para as residências e 204% para o comércio.

“Caso o projeto seja aprovado, criará uma verdadeira disparidade econômica para a população e para os comerciantes, pois a renda deles não cresceu na mesma proporção do valor dos imóveis que ocupam. O contribuinte que reside ou possui estabelecimento na cidade de São Paulo será onerado de forma injusta”, adverte a Federação.




Fonte: INFOMEY

Outras Notícias

Linha 6-Laranja do Metrô terá obras retomadas pela Acciona

Obras estão paradas desde 02 de setembro de 2016 ADAMO BAZANI/ALEXANDRE PELEGI A linha 6-Laranja do Metrô de São Paulo (Vila...

Prefeitura de São Paulo lança o programa habitacional. QUEM PODE PARTICIPAR?

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Habitação (Sehab) e da Companhia Metropolitana de Habitaç&a...

De acordo com coordenadora da União de Movimentos de Moradia (UMM), famílias de baixa renda das cidades médias e das regiões metropolitanas e capitais "estão sem nenhuma política habitacional"

São Paulo – Em reunião com movimentos nacionais que lutam por moradia no campo e nas cidades na última quinta-feira (31), o...

Imóveis do Minha Casa Minha Vida se tornam a bola da vez no mercado imobiliário

Mais da metade do número de imóveis que foram vendidos no último trimestre de 2019 no Brasil estão enquadrados no Programa...

Como está seu SCORE? veja como aumentar

Você sabe o que é score de crédito e como aumentá-lo? É a pontuação que uma pessoa obtém atrav&...

Governo irá repassar mais R$ 100 mi para o Minha Casa Minha Vida

Recursos serão liberados na próxima semana. Nesta já foram liberados R$ 443 mi para obras que estavam em andamento O gov...

MINHA CASA MINHA VIDA CORRE O RISCO DE PARAR EM 2020

Diante de um cenário dramático de necessidade de corte de despesas em 2020, o governo avalia suspender novas contratações ...

QUER COMPRAR OU VENDER UM IMÓVEL? VEJA QUAIS SÃO OS DOCUMENTOS NECESSÁRIO DO IMÓVEL, VENDEDOR E COMPRADOR

Antes de assinar o contrato de financiamento imobiliário com a Caixa Econômica Federal, é preciso apresentar uma lista de document...

Caixa fará mudança histórica no crédito imobiliário, diz Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro informou que anunciará na próxima terça-feira (20) mudanças nas regras de concessão de ...

Novo ‘Minha Casa’ deve ter aluguel em vez de posse na faixa de menor renda

Segundo o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, avaliação é que, na faixa 1 do programa, onde os im&oac...
Informe o número correto
icone-whatsapp 1
Entrar em contato

 Via de Pedestre Antonio Jose de Oliveira Neto

 (11) 965368911 oi Whatsapp

 E-mail: pontesfmera@gmail.com

iniciar atendimento online

www.josepontescorretordeimoveis.com © 2024. Todos os direitos reservados.

Site para Imobiliarias
Site para Imobiliarias

Esse site utiliza cookies para garantir a melhor experiência e personalização de conteúdo. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.